Outra árvore de grande porte em risco de queda na Praça Central

Da redação

Foi há mais de dois meses, dia 20 de abril quando demos aqui, no Jornal de Cajuru, reportagem de capa chamando atenção de várias árvores de grande porte, inclusive na praça do Largo São Bento onde a movimentação de pessoas é grande, principalmente nos finais de semana. Na ocasião o engenheiro Carlos Patriarca avaliou que devido à precariedade estrutural da árvore da espécie Canafista deveria ser erradicada. Naquela ocasião o responsável pelo departamento de meio ambiente da prefeitura disse ao Jornal de Cajuru que nos dias seguintes a referida árvore e, outras que também estão oferecendo riscos, também seriam extraídas e substituídas imediatamente, o que não ocorreu.

Hoje, estamos trazendo outra árvore e outra preocupação. Desta vez, trata-se de um ipê, também de grande porte, com aproximadamente 15 metros, que está localizado a poucos metros na parte de cima, ao lado da Fonte Luminosa que,  infelizmente, poderá ser atingida caso haja uma queda da árvore, isto sem mencionar a tragédia que seria no caso de uma pessoa ser atingida.

Assim como no caso da Canafista, que ainda está de pé e oferecendo risco de queda, o ipê também está com a base principal de sustentação completamente apodrecida, além de já estar com uma porcentagem tombando em direção à Fonte Luminosa.

Nossa insistência no assunto se deve ao fato da importância da prevenção e, evitar possíveis acidentes, inclusive com vítimas feridas, vale lembrar também que o próximo mês de agosto é tradicionalmente um período de fortes ventanias.

A base que dá sustentação ao ipê já esta com rachaduras e totalmente comprometida
A base que dá sustentação ao ipê já esta com rachaduras e totalmente comprometida