PM tem patrulha Maria da Penha
Dois policiais militares estão atuando em Cajuru, Sta. Cruz e Cássia na proteção das mulheres
Da redação
Desde 2019 a Polícia Militar do Estado de São Paulo criou e vem operando nos municípios com a chamada Patrulha Maria da Penha através do cumprimento de medidas protetivas às mulheres após expedição do poder judiciário.
Composta pelo cabo Olésio e a soldado Michelle, desde o dia 7 de junho, a patrulha vem operando simultaneamente nos três municípios de Cajuru, Santa Cruz da Esperança e Cássia dos Coqueiros através de visitas às vítimas de algum tipo de violência, oferecendo orientações de como elas devem se comportar; inclusive os canais que estão disponíveis, a qualquer hora do dia ou da noite, como por exemplo, o aplicativo SOS mulher, além do 190 e Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 ou 199.
Ao Jornal de Cajuru, os PMs Olésio e Michelle disseram como o número de casos de agressões às mulheres está elevado em Cajuru, em comparação com outras cidades do mesmo porte. Como a Patrulha cuida exclusivamente de casos de violência ou agressões envolvendo mulheres, daí a importância da presença de uma policial feminina na equipe.
Outra estratégia de atuação, como forma de proteger e combater as agressões sofridas pelas mulheres, é justamente a educação e, neste sentido, aconteceu no anfiteatro da Casa da Cultura de Cajuru, no dia 20 de junho, com a presença de alunos do colégio Galdino de Castro, uma palestra quando a PM Michelle elucidou quanto aos tipos de violência e os sinais de um relacionamento agressivo e destacou sobre a importância de se denunciar quando os direitos das mulheres estão sendo violados.