Em apenas 2 dias, as primeiras chuvas mostram a força da natureza

Da redação

Os últimos 10 dias foram marcados pelas temperaturas altíssimas, com a umidade do ar nas marcas mais baixas, sem falar nas queimadas e incêndios que estavam começando a pipocar nas mais diversas regiões do nosso município dada a secura da vegetação. Com a falta de chuvas, a situação se agravou ainda mais com a queda substancial do manancial Córrego das Brotas que fornece água para nossa cidade, obrigando a Sabesp colocar em operação a captação emergencial no rio Cubatão, conforme noticiamos aqui no Jornal de Cajuru da última edição.

Com a preocupação de uma crise hídrica em Cajuru, esta semana, mais precisamente na quinta-feira, estivemos na cachoeira da Serra do rio Cubatão e que está localizada por volta de 800 metros acima da captação emergencial da Sabesp. Ocorre que ao chegarmos lá levamos um grande susto ao notarmos que a vazão do Cubatão estava girando em torno de no máximo 6 polegadas. O cenário do paredão da cachoeira da Serra se resumia a alguns fios de água deslizando pela queda, emitindo aquele barulhinho suave da água que caía, ao contrário dos períodos que acostumamos com aquele barulhão, consequência do volume expressivo de água que corre pelo Cubatão e que nestes últimos períodos de seca salvou o abastecimento de água da cidade.

Após fazermos o triste registro fotográfico da cachoeira da Serra, na quinta-feira, naquela noite São Pedro nos agraciou com 17 milímetros de chuva que mais uma vez foi registrado pelo nosso colaborador José Carlos Neves (Zé Dedéca).                 Dando sequência em nosso registro, na tarde de ontem, (sexta-feira), fomos novamente até a cachoeira da Serra, assim trouxemos com exclusividade para nossos leitores o milagre de apenas algumas horas de chuva.

SABESP MUDOU A ESTRATÉGIA

Com as chuvas que caíram nestes dois dias, que já foram suficientes para recuperação do nível da lagoa de captação do córrego das Brotas,  a Sabesp já interrompeu o bombeamento emergencial do rio Cubatão e, agora voltamos a ser abastecidos somente com água do Brotas, uma boa notícia.

A previsão do tempo está mostrando que nos próximos dias acontecerá nova onda de chuvas com possibilidade de temporais, raios, trovões e ventania em todas as cidades da região, com prognósticos de volumes acima de 14 milímetros de precipitação.

Na imagem de quinta-feira (a esquerda), mostra a vazão de apenas 6 polegadas da cachoeira da Serra no rio Cubatão.
Na imagem de quinta-feira, mostra a vazão de apenas 6 polegadas da cachoeira da Serra no rio Cubatão
No dia seguinte, sexta-feira (a direita) a mesma cachoeira mostra os efeitos das primeiras chuvas que caíram em Cajuru
No dia seguinte, sexta-feira, a mesma cachoeira mostra os efeitos das primeiras chuvas que caíram em Cajuru