Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Urnas eletrônicas já estão recebendo cargas e sendo testadas para 2º turno

Da redação
Com uma semana de antecedência do segundo turno da eleições que irá eleger o próximo governador de São Paulo e quem sentará na cadeira da presidência da República Federativa do Brasil para os próximos quatro anos, funcionários da Justiça Eleitoral de Cajuru já estão dando carga, procedendo a lacração e testando as urnas eletrônicas.
São procedimentos padrão que tem como objetivos garantir a segurança física da urna e a garantia de que não haverá nenhum tipo de interferência externa no resultado da votação.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral Pablo Leonardo, para a votação do segundo turno, serão utilizadas as mesmas urnas, visto que todas elas funcionaram perfeitamente, sem causar nenhum problema. Estas urnas que estão sendo utilizadas em Cajuru e na maioria das cidades da região são modelos de fabricação 2011 e 2015.
Entre os testes aos quais as urnas são submetidas, está o de operação e funcionamento para o caso de deficientes auditivos e visuais com o teclado em braile e o som, que orientam os eleitores. Após todos os procedimentos padrão de testes, no final a urna emite um comprovante indicando se há algum problema ou se o funcionamento está 100%, inclusive o total de carga nas baterias que são muito importantes para no caso de uma eventual queda de energia.
Encerrando, O chefe do Cartório Eleitoral enfatizou também que a possibilidade de se fraudar as urnas é zero.