Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Bicicletas circulando em desacordo com a lei começaram a ser apreendidas

Da redação
Somente esta semana a Guarda Municipal apreendeu 25 bicicletas que estavam circulando em desacordo com as normas básicas de trânsito no centro da cidade. Esta é uma ação anunciada há alguns meses, inclusive com a aplicação de multas.
De acordo com o diretor municipal de trânsito, Hélio do Carmo, as apreensões nada mais são do que a aplicação das leis que regem o trânsito e de acordo com artigo 255 do Código Nacional de Trânsito que aponta infração média, além do amparo da Lei municipal 981 de 1.991 que disciplina o tráfego de bicicletas em áreas utilizadas por pedestres, ou seja, calçadas e interior de praças públicas são exclusivos para pedestres.
Em outubro de 2017, um projeto de Lei que foi sancionado pelo prefeito João Ruggeri alterou alguns dispositivos da antiga lei e estabeleceu penalidade de apreensão e multas para os casos de reincidências.
O diretor de trânsito explicou que as bicicletas que são flagradas transitando na contramão, em calçadas ou interior de praças pela primeira vez, serão devolvidas aos seus proprietários após assinarem uma advertência dando ciência, mas no caso de reincidência, será aplicada multa no valor de 136 reais.
Hélio do Carmo solicita aos pais que orientem seus filhos explicando do perigo que representa transitar com bicicletas nas calçadas e praças oferecendo risco de atropelamentos aos pedestres principalmente crianças e idosos.