Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Creche de Santa Cruz implanta projeto Horta Suspensa

Pense em um grupo composto por 23 pequenos, com idades entre três e cinco anos, que já plantam, colhem e se alimentam das hortaliças que aprenderam a cultivar no projeto Horta Suspensa. Na terça-feira, eles estavam mais felizes que o habitual. Afinal havia chegado a hora da colheita; e o mais importante, saborear as gostosas saladas de alface, agrião, couve, cebolinha, hortelã feitas com carinho pelas merendeiras da creche Pró-Infância “José Jacinto Pedroso”, em Santa Cruz da Esperança.
O projeto, que hoje ocupa um pequeno espaço no quintal da creche, poderá ser ampliado aproveitando-se área lateral do prédio principal, com mais oferta e variedades de produtos. E tudo ali é orgânico, nada de agrotóxico, como determina o bom manual de como se comer bem sem o perigo de contaminações. “Vi esse projeto na Internet e resolvi implantar aqui na creche, como o apoio da diretora Rita Aparecida Souza”, conta a professora Rosilda Maria Conquista.
Para aprender a lidar com a horta, cujos canteiros estão em enormes vasos de concretos ou em garrafas PETs penduradas na parede, as crianças foram levadas a conhecer o encantado mundo de uma estufa, em uma propriedade rural ali mesmo, em Santa Cruz. A tudo observaram e, com a ajuda da professora, puseram a mão na terra e no esterco de vaca para plantar as mudas. “Além de desenvolver essas atividades, a ideia também é trabalhar com a reciclagem e ensinar a se alimentar com verduras e legumes”, diz Rosilda.