Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Cajuru comemora 152 anos com Feira Pedagógica Ecológica e shows culturais

Da redação
Essa história teve início ano passado com o projeto “Cidade limpa, cidade linda”, quando foram distribuídas centenas de mudas de árvores nativas da nossa região e plantadas em vários pontos do município.
Este ano,a secretaria municipal de educação inovou e ampliou com o projeto “Água que brota da nossa terra” que desde quinta-feira (16/8), em parceria com o departamento de cultura, inseriu atividades culturais em um palco montado na escadaria da matriz onde estão se apresentando vários artistas da cidade. Neste palco a apresentação de abertura aconteceu com os alunos do projeto Guri de viola e coral, orquestra, além de apresentação de balé ao redor da fonte luminosa, sendo todas as apresentações ligadas à questão da água.
Todo o evento está centralizado na praça do Largo São Bento onde uma grande exposição está acontecendo com fotos de pontos turísticos: rios e cachoeiras e prédios antigos da cidade. Nesta exposição, o grande destaque está por conta dos painéis elaborados por todas as escolas da cidade mostrando os rios que compõem o patrimônio hídrico cajuruense. Cada escola ficou responsável para descrever no painel a realidade e as características de um rio cajuruense e o resultado final foi sensacional, dando para perceber como alunos e professores trabalharam em sintonia nesta descrição que certamente resultou no aumento de conhecimento através da busca de informações para a construção destes painéis.
De acordo com secretaria de educação Adriana Pontes, e as coordenadoras Inácia Silva e Neuza Zanin todas as atividades que estão acontecendo na praça referente ao aniversário da cidade, principalmente a exposição que aborda a questão dos nossos rios e a água, faz parte de um projeto contínuo que dá sequência na busca de cada dia aumentar a preocupação e discussão das questões ambientais e, para isso, os trabalhos com os alunos não ficará restrito somente nas aulas de ciências, e sim, ampliando com a localização na geografia, na história ligando o passado com o presente, em português através das redações dos alunos relatando suas impressões referente às questões ambientais, na verdade o projeto “Água que brota da nossa terra” busca a interdiciplinaridade nas escolas da rede.
Tanto a feira pedagógica quanto as apresentações vão até domingo, confira: Hoje às 20 horas estarão se apresentando DJ Léo, em seguida Guilherme Dhias e Karol Luz, às 21h30m a dupla Kleber e Rafael. Amanhã, às 20 horas, encerrando as festividades do aniversário da cidade, teremos a apresentação do Coral Minaz.