Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Papa aprova decreto reconhecendo milagre de Padre Donizetti

Fieis de Tambaú e de toda região comemoraram no último dia 8/4, segunda-feira o reconhecimento de um dos milagres realizado pela intercessão do sacerdote brasileiro padre Donizetti Tavares de Lima através da aprovação do decreto assinado pelo Papa Francisco tornando-o venerável de Deus permitindo assim ser beatificado.
De acordo com o membro da comissão de beatificação do padre Donizetti, Leonardo Spgia Real, Tambaú vive o turismo religioso com cerca de 200 mil visitas por ano e que esse reconhecimento pelo Vaticano era esperado há mais de 50 anos.
A população de Tambaú foi acordada ao som dos sinos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e com muita alegria uma multidão se formou em oração no entorno do túmulo do padre.
A aprovação do decreto foi realizada em reunião entre o Papa Francisco e o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A audiência foi realizada no último sábado (6/4).
De acordo com o membro da comissão de beatificação Leonardo Spgia Real, o padre Donizetti está em processo de beatificação desde 1992. Em 2008 houve o encerramento da primeira fase do processo de beatificação, chamada de fase diocesana, e a conclusão desse trabalho foi encaminhada em 2009 para Roma, que passou a analisar toda documentação. Em outubro de 2017, a congregação para causas dos santos reconheceu a virtude do padre tornando-o venerável.
Na fase preliminar, em Roma, foi reconhecido que o padre Donizetti viveu em grau heroico virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade, além de virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e justiça.
Padre Donizetti exercia de forma zelosa o ministério sacerdotal, com muita seriedade e respeito. Ele foi o precursor de praticamente todas as obras assistenciais na cidade, fundou creches, asilos e lutava pelos direitos dos trabalhadores. Além de um zeloso padre que morreu com fama de santidade, também foi um homem do povo com atenção especial aos idosos, às crianças e principalmente aos pobres.
A data da cerimônia de beatificação do padre Donizetti será agendada em maio, mas a expectativa é de que a beatificação ocorra no segundo semestre deste ano, muito provavelmente em novembro.
Por enquanto o milagre realizado pelo padre Donizetti está sob sigilo, mas será anunciado em primeira mão às 16 choras desta segunda-feira, com a presença da pessoa que recebeu o milagre, no santuário de Nossa Senhora Aparecida em Tambaú.
Padre Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia (MG), em 3 de janeiro de 1882, foi ordenado padre em 1908 e morou os últimos 35 anos de sua vida em Tambaú até falecer em 16 de junho de 1961, aos 79 anos.