Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Circuito CPFL leva Carreta Literária a Santa Cruz da Esperança

O Circuito CPFL leva para Santa Cruz da Esperança a partir do dia 21 de março, próxima quinta-feira, o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel que remete a um food truck e procura associar a leitura a uma atividade lúdica. Serão 500 livros para serem degustados e saboreados pela população, incluindo o público de composto por alunos do ensino infantil, fundamental e médio da cidade. O projeto acontece por meio da Lei Rouanet com autoria e realização da CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania.
A primeira etapa da Carreta Literária em Santa Cruz da Esperança será na praça Júlio Prestes, espaço central do município, no próximo dia 21, às 10 horas. A população da cidade, formada por de 2 mil habitantes, terá acesso ao acervo da biblioteca em formato de food truck literário por vários meses, uma vez que a carreta vai circular por outro locais, como o Centro Social Urbano José Bernardes Freire, Centro de Convivência do Idoso Cresio Justino, Ginásio esportivo Nelton Lopes da Silva, Creche Escola Hercília Araújo de Brito, Creche José Lunardello, EMEB Olympio Pereira Conceição e Escola estadual Rita Ferraz Caselli. A depender da fome pelos livros, o público poderá escolher o que ler dentro das classificações: Entrada, Prato principal e Sobremesa.
O projeto parte do conceito de menu de livros para promover uma atividade de caráter lúdico a experiência de se aproximar dos livros, tendo como pano de fundo o estimulo ao habito da leitura.
Nas opções de entrada, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção Prato Principal sugere obras da literatura clássica e best-sellers. Já para sobremesa, as alternativas mais “doces” da literatura: livros infantis e de poesia.
“O projeto tem a possibilidade de movimentar a cidade, criando um circuito cultural e literário para seus moradores”, informa Célia Cristina Cestari, diretora de projetos do município. De acordo com a coordenadora do projeto Carreta Literária em Santa Cruz da Esperança, Wanda Ely de Brito Costa, o projeto ira dinamizar o trabalho já realizado pelas bibliotecas nas escolas, pois traz um novo acervo e metodologia diferente. “Tanto estudantes quanto o público em geral terão acesso a um acervo diferenciado de livros de maneira livre e lúdica. O Carreta Literária é uma novidade que vai proporcionar lazer para todos.”
Segundo o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, a Carreta Literária é parte do amplo programa de difusão do conhecimento do instituto que vem sendo realizado há cerca de 15 anos e que englobará mais de 100 municípios de 7 estados em 2019.
Após a permanência em vários locais públicos de Santa Cruz da Esperança, o acervo será doado à Secretaria de Educação. No dia da chegada do projeto, estarão presentes o prefeito Dimar de Brito e vários representantes da CPFL energia.