Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Queima do Alho de Santa Cruz foi sucesso absoluto


Os quinze porcos no rolete e as trinta costelas de chão aguçaram o apetite dos visitantes Famílias de toda a região se reuniram na queima do alho
Ricardo Prates fabricou batida, rapadura e distribuiu melado no copo Uma família de Sto. Antônio da Alegria trouxe o alambique e fabricou cachaça


José Rosa e sua família mostrou ao vivo como se fabrica goiabada de qualidade Cavaleiros e boiadeiros desfilaram com seus animais remetendo ainda mais o clima para as raízes sertanejas
As empresas também tiveram espaço para divulgar seus produtos e serviços

Da redação
Santa Cruz da Esperança viveu, no último domingo, momentos para entrar para a história da cidade com o sucesso absoluto da quinta Queima do Alho.
Toda estrutura do evento foi instalada na praça central da cidade que começou a ser ocupada pelo público logo nas primeiras horas da manhã e atingindo ápice de visitação por volta das 14 horas quando todas as ruas da cidade já estavam totalmente tomadas e sem nenhum espaço vago para estacionar. Acredita-se que durante todo o dia aproximadamente 15 mil pessoas passaram por Santa Cruz.
Foram várias as atrações que envolveram a festa, a começar pelos porcos no rolete e as costelas de chão que completaram com a fabricação de cachaça, rapadura e vários doces típicos da roça.
Desde que iniciou, há cinco anos, graças principalmente ao dinamismo e liderança do prefeito Dimar de Brito e sua equipe que vestiram a camisa, o evento vem crescendo gradualmente a cada ano que passa, e este ano a Queima bateu todos os recordes, inclusive de público.
De acordo com o prefeito Dimar de Brito, além de reunir as famílias a Queima do Alho propõe resgatar as boas tradições da cultura sertaneja com seus mais variados hábitos que com o passar dos anos foram sendo abandonadas e esquecidas.
Por voltas das 12 horas um grande número de cavalos, carroças, inclusive um carro de boi tomou conta da rua no entorno da praça anunciando que a festa estava iniciando, naquele instante o que mais se via era o público entusiasmado, filmando e fotografando com seus celulares. Em seguida, a comida começou a ser servida inclusive com a participação de dez comitivas na cozinha que vieram de várias cidades da região. Estas comitivas são compostas por pessoas que além de gostarem de cozinhar, também são fãs da cultura sertaneja. Conheçam estas comitivas que no final receberam troféus pela participação e as três primeiras colocadas com premiação em dinheiro:
1º lugar: Comitiva Mulambeiros de Ribeirão Preto, 2º lugar: Comitiva Velho Jeco de Santa Cruz da Esperança, 3º lugar: Comitiva Tropa do Zétão de Serra Azul. Também participaram as seguintes comitivas: Irmãos e amigos de fé de Cajuru, Sai do Mato veiaco, Bufett caípira e Ribeirão Contry de Ribeirão Preto, Hélio e Lucas de Bonfim Paulista e Comitiva da Cachaça de Santo Antônio da Alegria.
O sucesso da Queima de Alho vem atingindo tamanho êxito que o prefeito Dimar de Brito, idealizador do evento na cidade, já está se articulando para criar o “circuito da queima de alho”. De acordo com o prefeito, cinco cidades da região já manifestaram interesse em entrar neste circuito, inclusive neste domingo três prefeitos integrantes deste grupo interessado: de Sales Oliveira, Luiz Antônio e Miguelópolis estiveram no evento para conhecer de perto como tudo funciona.