Home
Edições Anteriores

 

 

 

 

 

 

 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

Conheça alguns alimentos que podem aumentar o risco de câncer

Manuela Pagan

Bacon, refrigerante e até churrasco têm substâncias cancerígenas
Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.
O nutricionista Fábio Gomes, do INCA, explica que muitos alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, lesam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela. “Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor”. Muitos desses alimentos não apresentam qualquer benefício à saúde e podem ser facilmente riscados do cardápio. Veja quais são e modere no consumo dos alimentos que predispõem a doença.
Refrigerantes
A bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes “zero”. “Essa substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário”, conta Fábio Gomes.
Carnes processadas
Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético. A recomendação do especialista é evitar esses alimentos, que não contribuem em nada com a saúde
Alimentos gordurosos
Não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. A comida muito gordurosa é densamente calórica, ou seja, tem mais que 225 calorias a cada 100 gramas do alimento. “Por esses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes, é preciso ingeri-los em grandes quantidades para obter saciedade, o que leva ao superconsumo”, conta o nutricionista do INCA.
Alimentos ricos em sal
“Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago”, explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Câncer de São Paulo. Essa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros.
Churrasco
Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. “Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira”, explica Fábio Gomes. “Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.”
Dieta pobre em fibras
O nutricionista Vinicius Trevisani explica que o intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada.
Preparo com altas temperaturas
Alimentos fritos ou grelhados também incorporam algumas substâncias cancerígenas. Ao colocar o alimento cru em óleo ou chapa muito quente (com temperatura aproximada de 300 a 400°C), são formadas aminas heterocíclicas - substâncias que contêm fatores mutagênicos e estimulam a formação de tumores.
O nutricionista Fábio recomenda preparar as carnes ensopadas - modo de cozimento em que não há nenhuma formação de aminas-, ou ainda prepará-las no forno. Dessa maneira, a temperatura do alimento aumenta gradualmente e não chega a níveis tão altos.


Frase do dia:
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu?
Mas como é difícil!”
Mario Quintana

Por: Eugênio Elias
e-mail: eugenio.p.elias@gmail.com

O PARAISO
Bom dia, senhoras e senhores! Pois é, pessoal, tá difícil assistir ao jornal na televisão ou ler jornais. Quanta desgraça acontecendo no nosso país. Chuvas destruidoras, enchentes, casas, ruas, cidades inteiras destruídas, e mortes, muitas mortes. Quando não é chuva é paciente morrendo na fila do hospital, esperando pelo atendimento; ou assaltos, muitos assaltos e mortes. Antigamente só se via isso nas capitais e grandes cidades. Mas hoje não é bem assim. Só para citar um exemplo em muitos, uma pequena cidade do interior do estado do Espírito Santo de treze mil habitantes (e outras cidades vizinhas) foi totalmente destruída. Três mortes e cinco desaparecidos. Não sei qual o pensamento do leitor, mas na minha opinião, nós moradores de Cajuru temos muito mais que agradecer a Deus do que pedir. Cajuru não está uma maravilha, é verdade. Mas em comparação com a grande maioria dos municípios brasileiros nos estamos no paraíso... CONCORDAM ?????
MEU AMIGO
Nivaldo Zacari, filho do famoso mecânico senhor Mário do Véio e dona Du, é meu amigo há muitos anos. O amigo foi um bom goleiro nos times de Cajuru e poderia ser melhor ainda se levasse a sério os treinamentos dados pelo saudoso Carlão Felipozzi e depois no juvenil do Botafogo onde passou a treinar. Hoje, o amigo trabalha no campo de futebol treinando crianças. Mas em conversa com outro amigo meu, e leitor dessa coluna, o senhor Lair, nós comentamos que o Nivaldo é bom, tem um bom papo, mas tem uma coisa, ele é sempre do contra. A pessoa acaba de comprar um carro zero km e contente vai mostrar para o amigo: “Nivaldo, olha o carro vermelho que eu comprei!!!!” mas o amigo já vai dizendo “Prefiro o branco”. Na pintura de uma casa é a mesma coisa. Ele sempre gosta da cor que não foi pintada. Na política é a mesma coisa. Se você fala bem de um candidato ele fala bem do outro e vice versa... Agora o amigo entrou firme nas redes sociais. Critica tudo e a todos, nada está bom. Esses dias uma internauta de São Paulo respondeu para ele. “Você é muito reclamão”. Esse é o amigo Nivaldo... um abraço.
BOM FINAL DE SEMANA A TODOS E FIQUEM COM DEUS