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Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

DICAS & TRUQUES

Porque o risco de quedas aumenta com a idade?

Fontes: Christina Aparecida Ribeiro

Com o avançar da idade, o indivíduo torna-se mais frágil, principalmente devido às mudanças inerentes ao próprio processo natural do envelhecimento, como a redução da visão e audição, deformidades músculo-esqueléticas, diminuição da massa muscular, de alterações do equilíbrio e da mobilidade e do aparecimento de doenças crônico-degenerativas ao longo do tempo. Todos esses fatores aumentam o risco do idoso cair.
O uso de algumas classes de medicamentos ou ainda a associação do uso de várias medicações, chamada de polifarmácia, também aumenta o risco de quedas no idoso.
Alterações no nível de consciência, da frequência cardíaca ou pressão arterial, sonolência excessiva, tontura, sudorese, podem ser efeitos adversos de medicamentos, com potencial aumento no risco de quedas. Esses sintomas devem ser comunicados ao seu médico para que mudanças na prescrição possam ser instituídas, se isso for necessário.
É dentro de casa que ocorre o maior número de quedas. As quedas no domicílio correspondem a 70% dos casos.
Situações de risco mais comuns às quais os idosos se expõem dentro de casa:
-Tapetes soltos nos pisos de salas, banheiros, corredores, aumentam o risco de deslizar e escorregar.
-Presença de móveis nos corredores e cômodos, em locais que precisam ser desviados ao transitar.
-Animais de estimação (gatos, cachorros) que correm próximos aos donos.
-Escadas sem corrimão.
-Ambientes com pouca iluminação.
-Levantar durante a noite e sem fácil acesso para acender as luzes.
-Uso de escada para alcançar objetos guardados no alto.
-Piso do banheiro molhado e escorregadio.
-Sapatos de solados escorregadios ou com salto alto.
-O uso de meias, chinelos, tamancos, sapatos tipo “anabela” aumentam a instabilidade na marcha e prejudicam o equilíbrio. Prefira sapatos fechados, de saltos mais grossos, até 2,5cm de altura, solados antiderrapantes, e tênis.
Adaptações importantes para prevenção de risco de quedas no domicilio:
Sugestões simples para quarto:
-Interruptor de luz ou um abajur ao lado da cama para não levantar no escuro.
-Se tiver tapetes no quarto, prenda-os ao chão.
-Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você poderá ter dificuldade para levantar ou deitar.
-Prefira cadeiras e poltronas com apoios de braço laterais e com altura adequada para sentar e levantar.
Adaptação no banheiro?
-Aumente a altura do vaso sanitário, com um elevador de assento, e instale barras de apoio laterais e paralelas para facilitar ao sentar e levantar.
Substitua o box de vidros por cortinas, utilize tapetes emborrachados e antiderrapantes e instale barras de apoio dentro do Box para facilitar a movimentação.
Utilize uma cadeira resistente e firme dentro do box se tiver dificuldade de se abaixar durante o banho.
-O uso de lâmpadas fluorescentes e de cortinas pia e assento do vaso de cores diferentes do piso podem tornar o ambiente mais bem iluminado.
-Usar um chinelo de borracha para tomar banho.
Na cozinha e área de serviço:
-Não utilize armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar os objetos e permitem instabilidade.
-Não deixe pequenos objetos espalhados pelo chão, como brinquedos de crianças, fios ou extensões elétricas que cruzam o caminho.
-Luzes com sensor de movimento em locais de pouca luminosidade e barras de apoio podem ser úteis.
-Retire pequenos móveis que podem ser barreiras ao livre acesso entre os locais da casa.
-Evite sofás muito baixos e macios para reduzir a dificuldade para se levantar.
-Se tiver escadas, essas devem ser livres de objetos, possuírem corrimão dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, na parte inferior e superior da mesma.
O que pode ajudar na segurança:
-Números de telefone de familiares, amigos ou do serviço de Home Care em locais de fácil acesso para ligar em casos de emergência.
-Dispositivos de alarme instalados junto ao corpo ou próximo do idoso para facilitar o acesso à busca de ajuda.
Exercícios físicos são úteis
-Prática regular de atividade física, preferencialmente supervisionada por profissional capacitado pode trazer benefício para a nossa saúde.
-Para os menos ativos, pode-se combater o sedentarismo iniciando com caminhada de pelo menos 150 minutos distribuídos ao longo da semana.
Na prevenção de quedas, estudos mostram que exercícios para ganho de força muscular, equilíbrio e alongamento são de comprovado benefício. Isto pode ser obtido através da prática de musculação, fisioterapia motora seja em academias, parques ou na sua própria casa.
Alguma medicação pode ajudar a prevenir quedas:
-Estudos demonstram que a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de quedas em pessoas acima de 65 anos. Consulte sempre o seu médico para ter orientações adequadas sobre como suplementar a vitamina D.


Frase do dia:

“Os idosos são acervos preciosos para quem quer andar a frente de seu tempo.”

Tony Gouveia