Home
Edições Anteriores

 

 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

12 coisas que você não sabia que seu micro-ondas poderia fazer

Fonte: Portal Terra/ Curiosidades

O micro-ondas tornou nossa vida muito mais prática. Foi o cientista Percy Spencer que teve a grande ideia de usar as micro-ondas já familiares a ele para auxiliar no cozimento e aquecimento dos alimentos.
A ideia surgiu quando o homem observou que as tais ondas, usadas para detectar a presença de inimigos na fábrica de radares onde trabalhava, acabavam aquecendo um lanche que ele carregava no bolso. Assim, em 1947, surgiu o primeiro forno micro-ondas como o conhecemos.

1 - Tirar mais suco dos limões
Se você colocar os limões por 20 segundos no micro-ondas, quando você espremê-los, vai conseguir retirar muito mais suco do que se ele estivesse em temperatura ambiente.

2 - Secar ervas
- Basta colocá-las por alguns minutos, vá testando e virando as ervas até conseguir que elas fiquem secas.

3 - Descascar alho rapidamente
Basta 15 segundos para a casca do alho se soltar com facilidade.

4 - Caramelizar o açúcar
Essa prá mim é ótima… Numa vasilha refratária coloque 200 g de açúcar e adicione três colheres de sopa de água. Deixe de cinco a sete minutos em potência alta (100%) sem mexer, até que doure.

5 - Descristalizar o mel
Para descristalizar o mel, coloque em um pote próprio para o micro, se possível com tampinha, coloque em potência média, de 30 segundos a um minuto. E terá seu mel novinho de novo.

6 - Torrar Amendoins
Ficarão crocantes e deliciosos, no forno micro-ondas em dois ou três minutos, em potência máxima. Tira, dá uma mexidinha, coloca mais 1 minuto e meio, mexe, e faz de novo, até torrar.

7- Descasque Castanhas
Basta colocar umas 5 ou 6 no micro, e ligar por até 2 minutos, depois use um paninho para descascar, se não vai machucar seu dedo.

8 - Batatas Cozidas
Para cozinhar batatas, lave-as antes muito bem, faça alguns furinhos e leve ao micro por dois minutos, vire-as para outro lado e deixe por mais dois minutos. Se for fizer purê, esquente o leite antes de misturar com as batatas.

9 - Cozinhar Vegetais
Não é preciso água quente para isso, é só colocar numa vasilha, os legumes em camadas e levar ao forno em potência máxima. Cada vegetal tem um tempo. Por exemplo, cogumelos e espinafre levam 30 segundos, enquanto a cenoura leva 4 minutos, então o esquema é testar.

10– Tirar pele do tomate
Coloque o tomate, cortado ao meio e com a pele para cima, num recipiente de vidro com água e leve ao micro-ondas, por aproximadamente 50 segundos, até que a pele comece a rachar. Em seguida, mergulhe o tomate num recipiente com água fria. Assim, a pele sai com mais facilidade. Faça um teste com meio tomate para ter certeza.

11 - Cortar cebolas sem chorar
Essa é a mais simples e eficaz arma contra o choro de cortar cebolas. Corte as duas pontas da cebola e coloque-a no micro-ondas por 30 segundos. Depois pode cortar sem medo que você não vai chorar.

12 - Ovos mexidos em 3 minutos
Precisa de um lanche rápido? Muito fácil. Bata alguns ovos com leite, queijo e um pouco de pimenta e sal em uma tigela. Coloque no micro-ondas por 45 segundos e aproveite.

Frase do dia:
“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato.
Bom mesmo é ser um realista esperançoso.”

Ariano Suassuna


Por: Eugênio Elias
e-mail: eugenio.p.elias@gmail.com

 

BOM dia, leitoras e leitores. Hoje começo minha coluna com uma recordação que escrevi há muitos anos. Foi um escrito que fiz sobre o saudoso senhor Mário Longo, que na época ainda estava em plena atividade profissional. Os leitores mais velhos vão sentir saudades. Leiam e espero que gostem.

O SEU MÁRIO...
O salão do Barbeiro Mário Longo está instalado ali na rua José Bonifácio, ao lado do Bradesco, bem no centro de Cajuru. Mas será que algum cajuruense precisa de alguma referência para saber onde fica o seu Mário???  É claro que não, pois o Salão do seu Mário está ali há mais de 65 anos, do mesmo jeito, atendendo pobres, ricos, negros, brancos, mulatos ou seja, qualquer cidadão de qualquer raça, religião ou time de futebol que ele torça, apesar de seu Mário ser palmerense (ou palmerista como ele gosta de falar) fanático.
A educação, a cordialidade, o respeito, a honestidade e o bom e velho bate papo não faltam nesse salão. Seu Mário me conta que cortava o cabelo e fazia a barba dos meus avôs, do meu pai, do meus tios e assim por diante, ou seja, já cortou o cabelo e fez a barba de várias gerações de cajuruenses. Através do seu trabalho, juntamente com a sua esposa, a professora Dona Ziza, seu Mário acumulou riqueza, acumulou um verdadeiro tesouro, e ele tem muito orgulho disso e portanto guarda com muito carinho. Não estou falando de dinheiro, casas ou terrenos, pois o verdadeiro tesouro que seu Mário tem   e que fala com muito orgulho para todos os frequentadores do salão são seus quatro filhos, Vera, Celso, Mário Sérgio e Silvinho, todos formados através da Tesoura e a Navalha. Formados não só nas faculdades, mas formados na educação, honestidade, amizade e é claro, palmeirenses também. Seu Mário, não passo em frente ao seu Salão, mesmo que seja na correria do dia-a-dia, sem parar um minutinho para conversar um pouco. Tenho o maior prazer e orgulho em poder fazer isso. Salão do seu Mário, ao lado do Bradesco...    Ou melhor dizendo, o Bradesco é uma grande instituição financeira, é conhecido no Brasil inteiro, ou até no mundo, mas aqui nessa cidade, ali naquele pedacinho, o seu Mário é mais conhecido, é muito mais importante. Vamos inverter, banco Bradesco (com letra minúscula mesmo) ao lado do SALÃO DO SEU MÁRIO EM CAJURU. Assim fica melhor...
Um grande abraço seu Mário, e fica a gratidão pelos serviços prestados, pelo belo exemplo de vida que serviu e serve de exemplo para várias gerações. E viva o Palestra...

VAI CURINTIA...
Para quem não sabe o atual técnico do time feminino do Corinthians, Arthur Elias, é filho do meu saudoso primo Cássio Paoliello Elias. O futebol feminino está em alta e o time do Corinthians lidera o campeonato brasileiro. O futebol feminino também está despontando em nossa cidade, principalmente no Futsal onde temos várias “atletas”. Já no Campo, temos por enquanto apenas a meiga garota Yasmim, uma apaixonada por futebol que treina normalmente entre os meninos. Daí começa a nossa viagem.
A pedido do meu vizinho de comércio, Jones Abobrinha, conseguimos um vídeo do Arthur e também da jogadora da seleção brasileira Tamires, incentivando a garota Yasmim. Bom, para completar o Corinthians veio jogar na última quinta-feira em Araraquara na linda Arena Fonte Luminosa contra a Ferroviária. Com total apoio da Prefeitura e secretaria de esportes estivemos em Araraquara com quase 40 crianças do projeto. Sucesso total. Ótima viagem com muito lanche e um ótimo jogo, com vitória do Timão por 2X0. Depois do jogo muitos autógrafos, selfies e muito carinho pela delegação corintiana. Parabéns a todos do nosso esporte e um agradecimento a todas as jogadoras corintianas, em especial a jogadora Tamires pelo carinho com nossas crianças. È claro, não posso deixar de agradecer meu querido primo Arthur Elias, esse guerreiro, que vence com muita luta e persistência as dificuldades dessa difícil carreira de treinador. Obrigado por tudo que vocês fizeram pelas nossas crianças. Deus abençoe vocês.
BOM FINAL DE SEMANA A TODOS E FIQUEM COM DEUS