Home
Edições Anteriores

 

 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

Coçar os olhos é perigoso

FONTE: João Luiz Pacini Costa, diretor do Visão Institutos Oftalmológicos Associados –INBOL/ISOB.

A dica da semana fala sobre um hábito aparentemente inofensivo, mas que aumenta o risco de lesões na retina e doenças como o ceratocone.
Olhos coçando e lá vão as mãos instintivamente em direção a eles para aliviar a coceira. Mas, o ato que aparentemente é inofensivo, prazeroso até, pode causar alterações na estrutura dos olhos, provocando doenças e, em casos extremos, levar à cegueira.
“É muito perigoso esfregar os olhos, pois sua estrutura mole e sem ossos no interior faz a pressão do dedo alterar as estruturas internas abruptamente, podendo levar ao aumento da pressão intra-ocular e distorções corneanas. A repetição constante dessa prática pode provocar várias doenças, como o ceratocone* e lesões na retina que podem levar ao descolamento”, alerta o médico João Luiz Pacini Costa, diretor do Visão Institutos Oftalmológicos Associados –INBOL/ISOB.
Em pessoas que usam lentes de contato, esfregar os olhos é ainda mais perigoso, pelo atrito das lentes nos olhos.
São vários os fatores que fazem os olhos coçar. Dentre eles, a conjuntivite alérgica – ou alergia ocular é o principal. Ela afeta seis entre 10 pacientes alérgicos. Quando o olho entra em contato com uma substância à qual o paciente é sensível (alérgeno), ocorre uma reação alérgica. Tal reação pode ser tanto imediata quanto tardia. A conjuntivite alérgica não é uma doença contagiosa, mas pode causar muito desconforto e irritação nos indivíduos que dela sofrem.
Existem muitos tipos de conjuntivites alérgicas, todas elas têm como uma de suas principais características a presença de coceira nos olhos e ou nas pálpebras. Nunca se deve coçar os olhos, pois o ato de friccionar o olho, além de perigoso, libera substâncias que provocam mais coceira. É muito sábio o ditado popular que diz que comer e coçar é só começar. Colocar uma compressa de água filtrada fria (não gelada) alivia muito o desconforto nesses casos.
Todo cuidado é pouco
Portadores de ceratocone, que mantém o hábito de coçar os olhos com frequência, impedem que esta deformação da córnea se estabilize e são fortes candidatos a enfrentar problemas quando a catarata chegar com a maturidade.
Quem alerta é o oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Mario Jampaulo.
O ceratocone normalmente estabiliza-se. Mas, assinala o oftalmologista, para o portador que mantém o hábito de coçar e esfregar os olhos, sua evolução pode permanecer mesmo na maturidade e acarretar sérias dificuldades para obter um resultado satisfatório quando chegar o momento de fazer a cirurgia de catarata.
Cone - O ceratocone altera o formato e a espessura da córnea, deixando-a com o aspecto de um cone. Na maioria dos casos, aparece cedo, na adolescência, é progressivo, vem acompanhado da evolução do astigmatismo e pode estabilizar entre os 30 e os 40 anos de idade. “O ceratocone atinge uma a cada mil pessoas e é mais comum ocorrer entre adolescentes e jovens adultos, algumas vezes, é provocado ou agravado pelo hábito de coçar os olhos durante a puberdade, fase da vida em que a córnea está mais flexível”, esclarece Jampaulo.
Ao manter o hábito de coçar os olhos com frequência, o paciente com idade acima de 30 anos pode prolongar o tempo de progressão da deformidade da córnea e sua curvatura que deveria estar estabilizando continua a aumentar. Quando, por volta dos 50 ou 60 anos, a catarata instala-se neste portador de ceratocone e, então, é necessário realizar a cirurgia de substituição do cristalino, pois este é o único tratamento existente, as medidas da córnea podem dificultar o cálculo da lente intraocular a ser implantada, comprometendo o resultado da facoemulsificação e gerando novos desconfortos ao paciente.
O que é biometria
Biometria - Mário Jampaulo explica que a biometria é o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata em substituição ao cristalino opacificado, o que impede a visão nítida. Este exame fica menos preciso nos casos em que as curvaturas corneanas estão severamente aumentadas e irregulares.
“A biometria é um exame essencial para o sucesso da cirurgia de catarata. Determina com exatidão as dimensões do interior do globo ocular e permite o cálculo do poder das lentes intraoculares. Mede ainda estruturas diversas que poderão estar alteradas durante a cirurgia de catarata. Sem este exame, o paciente não pode fazer a cirurgia de implante da lente intraocular”, adverte o oftalmologista.
Cristalino - A catarata é uma condição que acomete todas as pessoas com idade acima de 55 anos, em média. Trata-se da opacificação do cristalino - lente natural dos olhos - que, em consequência do envelhecimento do organismo, torna-se amarelado e impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e consequentemente no cérebro.
Tratamento
O especialista do HOB conta que este tratamento conjunto dispõe, atualmente, de uma série de recursos que levam a bons resultados.
Para tratar o ceratocone existem soluções como implantes de anéis intracorneanos, os quais retraem a deformação da córnea. Há ainda o crosslinking, um tratamento cirúrgico que consiste no enrijecimento da córnea por meio da aplicação de riboflavina (vitamina B2) e aplicação de luz ultravioleta. Quando a córnea estiver estabilizada, mas ainda houver resquício de astigmatismo, o uso de lentes intraoculares tóricas, próprias para corrigir este erro refrativo, podem ser uma solução a ser analisada pelo oftalmologista, esclarece Mário Jampaulo. Só seu oftalmologista pode opinar sobre seu tratamento. Consulte-o regularmente.


Frase do dia:
“Para quem anda em busca do sol, sempre é madrugada” A.D.

Por: Eugênio Elias
e-mail: eugenio.p.elias@gmail.com

 

BRECHÓ DE NOVO...
Bom dia meu povo! Mais uma vez aqui estamos para convidar todos vocês para a abertura da famosa loja do Brechó Solidário de Cajuru no ano de 2019. Essa abertura será no próximo dia dez de Junho no Clube Renascença. O Brechó, que acabou de completar dez anos, já fez tanta coisa boa para o nosso hospital que daria para enchermos um jornal inteiro se fôssemos descrever os benefícios. Além da grande ajuda ao nosso hospital, com certeza o Brechó ajuda as pessoas, vendendo roupas, móveis, sapatos, utensílios domésticos, e muito mais, com preços baratos demais. Por isso você que está lendo essa menagem, não deixe de marcar na sua agenda para no próximo dia dez fazer suas compras. Ajude nosso Brechó. Ajude o nosso Hospital. O beneficiário poderá ser você... Muito obrigado.

OS CRAQUES...
O futebol é o esporte preferido do brasileiro, com certeza. Em nossa cidade não é diferente. Hoje não temos tantos campinhos ao redor da cidade como nos meus tempos de moleque. Em compensação hoje temos aulas com professores no Futsal e futebol de campo tudo bancado pela prefeitura. São centenas de crianças (meninos e meninas) nas escolinhas municipais. Temos também aulas na academia Vila Atlética, que com uma estrutura invejável e professores especializados ensinam muitas crianças. Contamos ainda com as escolinhas dos meus amigos Boddy e Carlim Dandão que também ensinam para as crianças tudo da bola. Quem sabe daqui a pouco não apareça em nossa cidade um (ou uma) atleta, seja no futebol, ou em outro esporte qualquer, para levar o nome da nossa cidade pelo mundo afora. Seria com certeza uma ótima notícia para todos nós, e ficaríamos cheios de orgulho. Mas a nossa maior certeza é que todas essas crianças nas nossas diversas escolinhas se tornem no futuro pessoas do bem em todos os sentidos. Deus há de querer...

NO RÁDIO
Hoje às 10:00h começa o programa Fala Eugênio, (e Alexandre Jacob), transmitido pela Rádio Comunitária Cajuru FM. O nosso convidado de hoje é o ex vereador, por diversos mandatos, e atual secretário da agricultura, Jair de Carvalho. Jair na verdade acaba respondendo perguntas de todos assuntos sobre o nosso município, pelo tempo que tem de serviços em nossa cidade. Ligue o rádio e participe ao vivo pelo telefone 3667 0325. Obrigado pela audiência.
BOM FINAL DE SEMANA A TODOS E FIQUEM COM DEUS