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Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

8 Benefícios da Musculação na Terceira Idade

Fonte: Dra. Patrícia Leite

Algumas pesquisas mostraram que exercícios de fortalecimento são importantes e eficazes para as mulheres e homens de todas as idades, incluindo aqueles que não estão em perfeita saúde ou são idosos. Na verdade, as pessoas com preocupações de saúde, incluindo doenças cardíacas ou artrite, muitas vezes são as mais beneficiadas com um programa de exercícios que inclui levantamento de pesos algumas vezes por semana. O treinamento de força, especialmente em conjunto com o exercício aeróbico regular, também pode ter um impacto profundo sobre a saúde mental e emocional de uma pessoa na terceira idade.
Para todos os adultos mais velhos – e não apenas os idosos frágeis – um programa regular de fortalecimento, combinados com exercícios aeróbicos, pode ajudar a reduzir ou prevenir muitos declínios funcionais associados ao envelhecimento. Veja abaixo os principais benefícios da musculação na terceira idade.
Benefícios da musculação na terceira idade
1. Alívio de dores
A Universidade Tufts completou recentemente um programa de treinamento de força com homens mais velhos e mulheres com osteoartrite do joelho de moderada a grave. Os resultados deste programa de dezesseis semanas mostraram que o treinamento de força diminuiu a dor em 43%, aumentou a força muscular e o desempenho físico geral, melhorou os sinais e sintomas clínicos da doença e diminuição da deficiência. A eficácia do treinamento de força para aliviar a dor da osteoartrite foi tão ou até mais eficiente do que os medicamentos.
2. Restauração do equilíbrio e redução das quedas
Pessoas da terceira idade geralmente possuem falta de equilíbrio e pouca flexibilidade, o que contribui com a ocorrência de quedas e possibilidade de ossos quebrados. Essas fraturas podem resultar em incapacidade significativa e, em alguns casos, complicações fatais.
A musculação na terceira idade, quando realizada corretamente e através de uma orientação adequada, aumenta a flexibilidade e equilíbrio da pessoa, o que diminui a probabilidade e gravidade de quedas. Um estudo realizado na Nova Zelândia em mulheres de 80 anos de idade e mais velhas mostraram uma redução de 40% nas quedas com força simples e treinamento de equilíbrio.
3. Fortalecimento dos ossos
Mulheres na menopausa podem perder 1-2% da massa óssea por ano. Os resultados de um estudo realizado na Universidade Tufts, que foram publicados no Journal of the American Medical Association, em 1994, mostraram que a musculação para idosos aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas, principalmente em mulheres com idade entre 50 a 70 anos.
4. Manutenção do peso corporal
A musculação é fundamental para o controle de peso, porque as pessoas que têm mais massa muscular têm uma maior taxa metabólica. O músculo é o tecido ativo que consome calorias, enquanto a gordura armazenada usa pouca energia. O treinamento de força pode fornecer um aumento de até 15% da taxa metabólica, o que é extremamente útil para perda de peso e controle de peso em longo prazo, o que evita uma série de doenças como obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares.
5. Controle da glicose no sangue
O número de idosos com diabetes está crescendo exponencialmente em todo o mundo. Além de aumentar o risco de doença cardíaca e renal, a diabetes é também a principal causa de cegueira em adultos mais velhos. Felizmente, estudos mostram que as mudanças de estilo de vida tais como a musculação na terceira idade tem um impacto profundo em ajudá-los a equilibrar a diabetes.
6. Saúde mental
A musculação na terceira idade fornece ainda melhorias semelhantes a medicamentos antidepressivos. Atualmente, não se sabe se isso é porque as pessoas se sentem melhor quando elas estão mais fortes e em forma ou se o treinamento de força produz uma mudança bioquímica útil no cérebro, liberando uma sensação de prazer e bem estar. É mais provável que seja uma combinação das duas coisas.
Quando os idosos participam de musculação na terceira idade, a autoconfiança e autoestima melhoram o que tem um forte impacto na qualidade de vida geral.
7. Melhoria do sono
Pessoas que se exercitam regularmente desfrutam de uma melhor qualidade do sono. Elas adormecem mais rapidamente e dormem mais profundamente, bem como despertam menos durante a noite e conseguem dormir mais tempo. Tal como acontece com a depressão, os benefícios do sono obtidos através de um treino de musculação para idosos são comparáveis ao tratamento com medicação para insônia, mas sem os efeitos secundários gerados pelo medicamentos e nem despesas com fármacos.
8. Melhora do tecido cardíaco
A musculação na terceira idade é importante para a saúde do coração porque o risco de doença cardíaca é menor quando o corpo está mais magro. Um estudo descobriu que pacientes cardíacos não só ganharam força e flexibilidade, mas também a capacidade aeróbica quando eles começaram a fazer musculação três vezes por semana como parte de seu programa de reabilitação
Como começar?
Você deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios – e quando o fizer deve-se criar um plano específico de treinamento com base na sua saúde e disponibilidade de tempo. Se você tem hipertensão, o seu médico pode querer fazer alguns exames para certificar-se que a musculação não irá causar um aumento perigoso da sua pressão arterial, etc. Felizmente, quase todas as pessoas com pressão arterial elevada podem desfrutar com segurança dos benefícios da musculação na terceira idade.


Frase do dia:
“Há momentos em que você precisa escolher entre virar a página ou fechar o livro.”
Paulo Hernandez

 

Por: Eugênio Elias
e-mail: eugenio.p.elias@gmail.com

 

GOTOSOS


Bom dia pessoal, Cajuru está em alta. Não em alta financeira, da moda ou alta de emprego. Alta que eu digo é a alta da taxa de ácido úrico, a chamada GOTA, que causa dores insuportáveis nas “juntas” das pessoas, inclusive nas minhas. É muita gente sofrendo com essa terrível doença. Uma associação foi criada em nossa cidade. É a chamada AGOCA, ou seja, Associação dos Gotosos de Cajuru. Cuidado: Não confundir com GOSTOSOS, muito pelo contrário, somos todos gordos, carecas e barrigudos. As nossas reuniões para tentar achar uma solução para a doença são semanais lá no restaurante Kantão, onde não faltam cerveja, caipirinha, torresmo e muita carne. A terrível dor permanece. Já tentamos de tudo. Remédios, raiz de não sei de quê, folha que um índio vende na praça, feitiço, mandinga. A decisão foi procurar um médico, que imediatamente proibiu cerveja, caipirinha, torresmo, carne...e por fim ordenou para que deixássemos o Kantão e passar as reuniões para a Igreja. Tivemos então que tomar uma atitude drástica: vamos cancelar o médico... faça você também parte das nossas reuniões no KANTÃO. E se você não tem GOTA, com certeza logo vai ter. A nossa associação te espera de braços abertos...
VAMOS AJUDAR
No próximo dia 20 de julho irá acontecer em nossa cidade o importante evento que tanto ajuda a nossa APAE. Falo do tradicional LEILÃO em prol da nossa entidade que faz com que a nossa APAE seja um centro de primeiro mundo, com profissionais capacitados e que tão bem cuidam das crianças de quatro cidades. Portanto, a sua ajuda é muito importante, seja na doação de uma prenda valiosa, ou um litro de óleo ou ainda arrematando uma prenda no Leilão, que será realizado no Parque de Exposição “Nenê Tincani”, também conhecido como Expogal. Participe. Almoço dia 20 de Julho às 12:00h. A causa é muito nobre.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS E FIQUEM COM DEUS.