Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Próxima semana começa a Piracema

Mais dois novos degraus facilitarão o acesso dos peixes na escalada durante a Piracema

Da redação
Na próxima quinta-feira, 1º de novembro, a pesca estará proibida em todos os rios, é o período sagrado da desova e reprodução dos peixes que acontece todos os anos nesta época.
Nos últimos quatro anos, com o aumento gradual da seca, o nível dos rios vem baixando e com isso temos presenciado o fenômeno da falta de água na barragem da Itaipava. Foi justamente durante este período em que a barragem secou que registramos o trabalho dos funcionários da usina que aproveitaram a falta de água e construíram mais dois degraus, prolongando assim a escada que os peixes utilizam para atingirem o remanso ou seja, a parte superior da barragem.
A Piracema é sempre um grande espetáculo que acontece na Usina Itaipava que é considerado um dos pontos mais importantes do Pardo pela quantidade de cardumes de várias espécies que ali fazem a desova. Na verdade, as corredeiras da região da Itaipava são consideradas um verdadeiro berçário dos peixes.
Vai então o lembrete de que na próxima semana a pesca está proibida, valendo apenas contemplar a beleza dos rios, quer seja com um olhar ou um click fotográfico.