Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Secretaria de Saúde e CRAS de Sta. Cruz na luta contra o câncer

A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Assistência Social de Santa Cruz da Esperança se uniram para as atividades em comemoração ao Outubro Rosa.
A campanha realizada em todo o país tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tonto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não.
Segundo dados do Ministério da Saúde, para o ano de 2018 foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.
Em Santa Cruz da Esperança as atividades de orientação começaram no dia 16 de outubro com uma caminhada pela cidade, com distribuição de convites para o evento Outubro Rosa, que aconteceu ontem, 19 de outubro, no CRAS com palestras, dinâmicas e sorteio de brindes.