Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Moradores mobilizam-se contra os maus tratos aos animais

Indignados com o surto de ataques a animais nos últimos dias, defensores reuniuram-se para cobrar atitude do poder público
Indignados protetores estão se organizando e cobram atitude das autoridades municipais
em defesa do direito a vida dos animais
Vários cães foram adotados e a partir de agora terão um novo lar

Por Fernanda Oliveira
Indignados com o alto número de envenenamento de cães e gatos que vem ocorrendo na cidade, moradores reuniram-se na praça central no último sábado, 25, para cobrar providências das autoridades da cidade. O encontro ainda contou com a primeira feira de adoção animal, uma iniciativa que visa conscientizar a população.
Apenas neste mês 27 animais foram vítimas de ataques. Os envenenamentos ocorrem por meio do chumbinho, produto de venda ilegal desde 2012 pela Anvisa.
Um dos principais pontos levantados pelos organizadores do evento foi a falta de fiscalização da venda do chumbinho, o produto é ilegal e mesmo assim há comércios na cidade que estão realizando a venda do mesmo.
Cajuru não possui nenhum órgão oficial, (poder público), que atue em defesa da causa animal, o que existe são as Ongs Gama que realiza o trabalho de castração e a Gatomia que promove acolhimentos, atitudes também defendidas pelos organizadores da mobilização.
“É necessário a criação da coordenadoria do bem-estar animal, bem como a criação da comissão permanente de defesa e direito dos animais” , afirma Adriana Messias, uma das organizadoras da mobilização.
Durante o encontro, na praça do Largo São Bento, em frente da Matriz, paralelamente aconteceu uma Feira de Adoção Animal. No total 16 animais chegaram no local para adoção e 8 ganharam um lar.
É lamentável que mesmo após o acontecimento em prol da vida animal no último final de semana a crueldade ainda continue, pois no decorrer da semana mais três animalzinhos foram vítimas de envenenamento sendo um no bairro Dom Bosco e dois no bairro do Cruzeiro.
A ajuda da população é extremamente importante para fortalecer a causa, portanto se alguém tiver alguma informação pode denunciar pelo 190. Vale lembrar que envenenar animais é crime de acordo com a Lei Federal 9605/98 – Decreto de Lei 24.645/34 com pena de 3 meses a 1 ano de reclusão.
Uma minuta do estatuto da nova ONG voltada para defesa dos animais que está surgindo em Cajuru denominada “SOS pet”, já está em fase de elaboração o que facilitará e permitirá uma atuação mais efetiva na defesa dos direitos dos animais e ao mesmo tempo, somar aos trabalhos já existentes em nossa cidade.