Home
Edições Anteriores

 

 

 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

As novas profissões da era digital

A revolução digital gera oportunidade.

Fonte: Portal Net/Tendências

A revolução digital em curso nas últimas décadas provocou uma série de transformações no mercado de trabalho. Algumas profissões deixaram de existir e outras não devem durar muito, seja porque terão suas atribuições substituídas por máquinas ou por não fazerem mais sentido num contexto futuro. Várias outras funções, no entanto, têm surgido graças às novas tecnologias e o meio digital cada vez mais apresenta boas oportunidades.
Além de youtubers, blogueiros e instagramers, que se transformaram em celebridades e ganham muito dinheiro com a internet, outras profissões se desenvolveram. Confira algumas delas:
Arquiteto da informação
É o responsável pela organização da estrutura dos sites em divisões, menus e áreas de destaque com o objetivo de proporcionar aos usuários uma melhor navegabilidade. Cada vez mais as empresas estão à procura destes serviços para alinhar as informações do site com a proposta da marca.
Web designer
É o profissional responsável pela elaboração do layout, dos códigos e de todos os elementos que constituem a aparência do site. Criação e administração de fanpages no Facebook. A criação de layouts, banners, projetos e scripts são algumas das funções que envolvem essa profissão.
Analista de mídias sociais
Tem o papel de monitorar as contas de redes sociais da empresa e criar estratégias para divulgar os produtos e serviços de seus clientes. Sua principal missão é trabalhar com o reconhecimento e a expansão da marca junto ao público.
Analista de SEO
Este profissional usa técnicas específicas para melhorar o posicionamento da empresa em mecanismos de busca como o Google, garantindo maior visibilidade e acessos à marca.
Redator e editor de conteúdo
O conteúdo para internet precisa ser pensado de forma diferente de jornais, revistas e outras mídias impressas. Para isso, o profissional de Jornalismo precisou se adequar a um novo meio de comunicação. Além de redigir textos, o redator web deve conhecer recursos do marketing digital para atrair o leitor.
Perito digital
É responsável por descobrir evidências que comprovem crimes virtuais. O perito digital tem permissão para extrair dados de um computador ou qualquer outro aparelho eletrônico com mandado judicial ou por meio de autorização prévia do dono. Para isso, usa equipamentos que permitem acesso a mensagens de texto, fotos, vídeos, chamadas e outros.


Frase do dia:
“Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo.”
Nemo Nox