Home
Edições Anteriores

 

 

 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

Veja as 20 Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol na Rússia 2018

1. Embora já tenha sediado grandes torneios e eventos esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, é a primeira vez que a Rússia recebe a Copa do Mundo.
2. A mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo chamado Zabivaka (em sua tradução significa “aquele que escreve”). O mais curioso é que ele foi escolhido por crianças russas através de uma pesquisa online.
3. Os criadores da série de animes Oliver e Benji confirmaram que o desenho retornará por ocasião da Copa do Mundo. Além disso, a animação incorporará alguns novos recursos, como o aparecimento de estrelas atuais como Messi e Cristiano Ronaldo.
4. Entre o grupo de árbitros da copa destaca-se o árbitro Sandro Meira Ricci. E, escalados como auxiliares: Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Serão esses os árbitros brasileiros que trabalharão como juízes na disputa de futebol mais importante do mundo.
5. Embora a participação de 32 nações permaneça, a derrota da Itália contra a Suécia e a consequente não classificação do país para a Copa do Mundo de 2018 da Rússia surpreendeu a todos.
6. A Copa do Mundo foi disputada 20 vezes e o Brasil é o país que alcançou um maior número de títulos, cinco no total. Logo atrás estão a Itália e a Alemanha.
7. E falando da Alemanha, o país continua sendo o favorito dos especialistas e das apostas para conquistar o mundial. Brasil, Espanha, Argentina e Espanha são outras opções de destaque.
8. O torneio será realizado em um total de 11 cidades russas, que incluem Moscou, São Petersburgo e Samara.
9. A maioria desses estádios está localizada na parte ocidental da Rússia, coincidindo com as áreas de poder econômico. De fato, o único assento pertencente ao lado asiático será Yekaterinburg.
10. O jogo de abertura foi disputado entre a Rússia e a Arábia Saudita e realizado no remodelado estádio Luzhniki (Moscou), que também será o local da final no dia 15 de julho.
11. Apesar da copa ser sediada em 11 cidades, a Copa do Mundo da Rússia será jogada em um total de 12 estádios; 2 deles, o Luzhniki Olympic e o Spartak, estão localizados em Moscou.
12. Além disso, quatro deles foram reformados, enquanto os oito restantes foram construídos do zero. Todos eles têm, portanto, um equipamento de tecnologia e luxo.
13. O frio característico de algumas regiões exigiu a instalação de grandes máquinas de aquecimento nos estádios, a fim de manter o campo de jogo em estado ótimo.
14. Ao se referir à Copa do Mundo da Rússia, deve-se ter em mente que poderíamos estar falando sobre a copa mais movimentada de todos os tempos, de acordo com estatísticas de vendas, com convidados de todos os cantos do mundo.
15. É por isso que excepcionalmente, a Rússia decidiu permitir a entrada no país de todos os torcedores estrangeiros que possuem ingressos, sem ter que obter nenhum tipo de visto.
16. Além disso, todos esses torcedores têm ingressos para os jogos em sua posse, eles podem se mover livremente entre as cidades-sede; uma grande vantagem considerando as enormes distâncias.
17. Uma curiosidade que nem todos conhecem é que ao longo da história da Copa do Mundo foram concedidos dois troféus separados de 1930 a 1970. Um deles foi dedicado a Jules Rimet em homenagem ao ex-presidente da FIFA e feito de prata esterlina banhado em ouro e lápis-lazúli. Em 1974, o troféu atual foi inaugurado, feito com ouro de 18 quilates e uma forma de duas figuras humanas segurando a Terra.
18. A bola da competição foi chamada Telstar, a mais moderna da história do mundo, que também apresentará a novidade de transmitir o sinal dos jogos.
19. O vídeo-arbitragem também fará sua estreia neste tipo de competição, que deverá reduzir a margem de erro nas decisões de arbitragem.
20. O custo estimado é de cerca de US $ 20,9 bilhões, embora analistas digam que o valor pode dobrar, considerando os 51 bilhões das Olimpíadas de Inverno em Sochi.


Frase do dia:
“Aprenda com os erros dos outros.
Você não viverá o suficiente para cometê-los todos”
San Levenson