Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Cajuruenses insistem no descarte incorreto de lixo

Da redação
Muito embora este já tenha se tornado um assunto corriqueiro, mas enquanto parte da população cajuruense insistir em depositar seu lixo em locais completamente inapropriados, nós também iremos insistir em mostrar e, ao mesmo tempo, solicitar para que este comportamento mude.
Neste caso em especial, poderíamos simplesmente copiar as últimas reportagens que demos aqui no Jornal de Cajuru abordando o mesmo assunto. O roteiro da história se repete. As pessoas depositam o lixo e, em seguida, a prefeitura vai até o local e retira, e lamentavelmente em apenas alguns dias depois o local está novamente repleto de lixo.
Os descartes acontecem com mais frequência na rodovia Narcizo Ferreira Lopes que liga Cajuru a Cássia dos Coqueiros, no trevo do Cajanga, na saída para Santa Rosa de Viterbo e no Campo de Aviação. Neste caso, o lixo é descartado logo no início do que, no passado, já foi um “Campo de Aviação”.
São vários tipos de matérias que vão de tubo de TV, garrafas pet, embalagens de alimentos, restos de animais em estado de putrefação a materiais descartados por oficina mecânica, como por exemplo, jogo de vela usado.
Nesta última visita que fizemos no campo de aviação na tarde de ontem, muito embora com uma diversidade grande de lixo, a quantidade encontrada foi menor que em outras ocasiões, em função das marcas recentes de pneus, deixadas pelas máquinas da prefeitura, indicando que ali ocorreu uma limpeza nos últimos dias.
Há depoimentos apontando que pessoas que residem na cidade e que portanto recebem a coleta de lixo três dias por semana e no entanto insistem em depositar lixo nestes locais. Vale lembrar que no caso do Campo de Aviação, toda aquela área faz parte do afloramento do Aquífero Guarani, e portanto, o lixo ali depositado vai comprometer diretamente o manancial subterrâneo.
Procuramos o prefeito João Ruggeri para falar sobre o assunto. O prefeito disse ao Jornal de Cajuru que a questão do lixo está sendo tratado com todo cuidado e que a prefeitura mantem a limpeza semanalmente nestes pontos fora da cidade e que no caso especial do Campo de Aviação já está sendo estudada a instalação de câmeras que permitirão a identificação dos maus cidadãos.