Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Encontro de gerações entre moradores do Lar dos Velhos e alunos da Guarda Mirim

Da redação
Foi um grande privilégio poder presenciar o encontro que aconteceu nesta quarta-feira (9/5) no Bulevar entre os moradores do Lar dos Velhos de Cajuru e os garotos que frequentam a Guarda Mirim “Boca da Mata”.
Foram momentos de muita sensibilidade em que a emoção aflorou em todo os presentes. Inicialmente os alunos recepcionaram cada um dos visitantes, sempre com muita educação e cortesia a altura de todo bom anfitrião.
Com todos os idosos sentados e cuidadosamente acomodados, perfilados os alunos foram cumprimentando um por um demonstrando com muito carinho o prazer que estava sendo recebê-los naquele local, que nos últimos anos se transformou em referência de conhecimento e valorização de conceitos importantes para a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum.
Depois da troca de carinhos e cumprimentos, uma longa mesa recebeu os pratos com deliciosos quitutes, eram bolos, biscoitos, roscas e cachorro quente acompanhado de refrigerante, café e leite, tudo doado por colaboradores anônimos. Neste momento, deu-se então início a um outro momento do encontro quando frente-a-frente os jovens e os idosos iniciaram o diálogo, com os idosos contando suas experiências vividas e os que esperam dos jovens de hoje que representam o futuro do mundo.
Observando atentamente cada momento, cada gesto e o diálogo entre os dois lados, percebemos que tudo foi muito positivo para ambos, inclusive para quem estava ali dando apoio e cuidando para que tudo desse certo. No final, depois de momentos inesquecíveis, os idoso voltaram para seu Lar e os jovens, cada um para sua casa, mas certamente com uma experiência que irão carregar para o resto da vida em suas memórias.
A Guarda Mirim “Boca da Mata” de Cajuru tem como sede o Bulevar, localizado na antiga estação da companhia Mogiana. Lá os trinta jovens com idades que variam de 12 a 17 anos de idade se reúnem de segunda a sexta-feira, sendo que cada dia além de lanche, recebem aulas de Ordem Unida, informática, inglês, educação física, meio ambiente, além da participação do Expresso Sorriso com a arte circense.
A Guarda Mirim é uma ONG com CNPJ e diretoria constituída, inclusive conta bancária, e todos que ali se dedicam são voluntários, inclusive os doadores dos alimentos que são oferecidos aos alunos diariamente.