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Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS & TRUQUES

Conheça medidas fáceis de adotar que podem evitar doenças cardiovasculares

Dr. Hélio José Castello Júnior – Cardiologista

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda sete práticas simples para quem quer garantir a saúde do coração. Adotá-las pode evitar doenças cardíacas graves como o acidente vascular cerebral (AVC) ou o infarto.
Não fume.
As doenças causadas ou agravadas pelo fumo correspondem a 63% das mortes do planeta. Em 2011, o cigarro foi responsável pela morte de quase seis milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil eram fumantes passivos.
Até 2030, serão oito milhões de vítimas. O cigarro começa a destruir o DNA do fumante poucos minutos depois que a fumaça é inalada. Parar de fumar é difícil, mas possível.
Faça exercícios
O exercício físico não deve fazer parte da rotina apenas de quem quer entrar em forma. A atividade é um dos itens mais importantes para fazer o corpo funcionar corretamente. Os exercícios afastam doenças cardiovasculares, reduzem a necessidade de medicação em quem tem hipertensão, reduzem a enxaqueca, fazem bem ao cérebro e melhoram a desempenho sexual e a capacidade pulmonar.
Controle o peso
O excesso de peso é prejudicial à saúde. O ideal é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25. A obesidade praticamente dobrou no mundo nos últimos 30 anos, afetando 500 milhões de adultos, a maioria, mulheres. O excesso de peso predispõe às doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Controle a pressão arterial
Cheque sua pressão com frequência. Quando for ao médico, seja de qualquer especialidade, peça para ele medir sua pressão arterial e fique atento se ela está acima de 12 por 8, o valor considerado normal. Se tiver histórico de hipertensão na família, faça o acompanhamento a partir dos 30 anos e não descuide da quantidade de sal ingerida. A hipertensão arterial aumenta a probabilidade de ter um derrame, infarto, insuficiência cardíaca, doença renal e morte prematura. No Brasil, 27% das mulheres e 21% dos homens sofrem da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Faça uma dieta balanceada
Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.
Controle o colesterol
No Brasil, 40% da população tem colesterol alto e boa parte não sabe que tem a doença. A gordura ruim presente na circulação sanguínea é proveniente da dieta rica em alimentos com gordura saturada e gordura trans, como os embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes entre outros.
Controle a glicose
Controlar o índice de glicose é ficar de olho no diabetes. Com esses índices sob a mira, dificilmente a doença pegará você de surpresa.

Frase do dia:
“O nascimento da ciência foi a morte da superstição.”
(Thomas Huxley)