Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Atividades em comemoração ao Outubro Rosa em Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz da Esperança em parceria com o CRAS- Centro de Referência em Assistência Social, realizou as atividades de abertura do Outubro Rosa.
O evento foi aberto à população com convite especial às mulheres que puderam assistir a palestra do médico Thiago Angelino e da enfermeira Karina Santana sobre Câncer de mama e Câncer de colo do útero, com enfoque para a importância do diagnóstico precoce e incentivo à realização de exames.
Após a palestra aconteceu uma dinâmica com exercícios físicos e sorteios de brindes. A equipe de saúde e CRAS informam ainda que as ações do Outubro Rosa se mantem durante o restante do mês com oferecimento de exames Papanicolau e orientações em geral na unidade do PSF.
Segundo informações do Inca, o Câncer de mama é o tipo de Câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
A maior incidência apresenta antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de Câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Estimativa de novos casos: 57.960 (fonte Inca)
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres