Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

8ª Olimpíada Cultural-Esportiva do “Galdino de Castro”

De 28/08 a 11/09, nas dependências da EE “Galdino de Castro”, deu-se a 8ª Olimpíada Cultural-Esportiva, momentos em que alunos, professores e comunidade escolar – no verdadeiro sentido da relação pais e escola – cantaram, dançaram, participaram da Arte teatral, jogaram, desfilaram, festejaram cada dia e cada noite.
Assim é que se constrói o aprendizado, com participação efetiva daqueles que são os protagonistas da escola, eles e elas, alunos e alunas.
A instituição com alaridos (detestados por alguns), risos, sorrisos, embargos na voz, correria para a realização de uma prova, na busca não apenas da vitória, que é um detalhe, mas de se tornarem “carvalhos” , homens e mulheres conscientes do contexto em que vivem e das possibilidades de ações na construção da cidadania. Não, não eram eucaliptos, eram todos Galdino.
Nossos agradecimentos à SEC, Vila Atlética e Comissão Organizadora pela oportunidade de entenderem que educar vai além da cópia, muito além do oportunismo e distante da “decoreba” e da luta de poderes, mas que há sabor e saber em fazer parte daquela escola e partilhar o florescer com adolescentes inflamados em aprender a cada dia, feito os peripatéticos na Grécia Antiga.