Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Cidadão europeu visita sua antiga casa: “Galdino de Castro”

Cajuruense por nascença, ex aluno do “Galdino de Castro”, também cidadão europeu, Marcos Eduardo Barbosa brindou a todos os presentes – alunos de diferentes escolas e visitantes– com explanação sobre a “Queda do Muro de Berlim” e sua experiência em um país europeu onde, apesar das conquistas, ainda precisa enfrentar um contingente imenso de migrantes que buscam esperança na Alemanha unificada.
Envolvente participação do público ali presente, cioso de seu tempo e espaço, procurando refletir sobre os diversos muros que ainda separam, diversos muros da vergonha, Berlim sendo apenas um deles e seu legado ricamente explorado pelo palestrante.
Inesquecível visita feita por uma pedra fundamentada: um pedaço do que separava Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, trazida para que essa e outra geração não se esqueçam de que ainda existem outras barreiras a serem descobertas e destruídas.
Nossos mais calorosos agradecimentos ao menino cajuruense que se avoluma como um cidadão do mundo e hoje encara uma Europa no colapso de sua globalização cultural.