Home
Edições Anteriores
 

Por: Odete Rosa
e-mail: odeterosa9@gmail.com

DICAS & TRUQUES

Dicas de Saúde Durante o Tempo Seco

Fonte: Portal Terra/Saúde

A baixa umidade do ar tem gerado um aumento no número de pessoas com doenças respiratórias, atingindo em grande parte, pessoas com alguma alergia respiratória preexistente.
O que pode parecer um simples resfriado pode ser, na verdade, uma rinite alérgica. Ela deixa o nariz obstruído frequentemente, causando espirros sucessivos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos. O clima seco piora muito a situação, pois o oxigênio entra mais seco pelo nariz, resultando na inflamação e produção excessiva de secreção.
Quando a umidade está muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e piora também a situação de quem sofre de asma.
A asma brônquica (ou bronquite asmática) se apresenta com crises de tosse e, na maior parte dos casos, junto com a falta de ar e chiado no peito.
Confira abaixo algumas sugestões que podem ser adotadas para melhorar sua saúde durante o tempo seco.
Utilize umidificadores de ar ou coloque uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde vai dormir. Existem hoje, no mercado, umidificadores de ar por até cem reais, para crianças e idosos é uma boa opção.
Deixe a casa limpa, arejada e ensolarada.
Tome muito líquido para hidratar corpo e secreções.
Procure não ficar muito tempo exposto em lugares com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente.
Fazer atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido. Beba bastante água enquanto se exercita.
Deixe travesseiros e colchões forrados com plástico, prefira edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas.
Procure não utilizar produtos de limpeza com cheiros fortes.
Utilize persianas laváveis.
Não deixe plantas dentro da casa.
Não fume dentro de casa.Melhor não fumar em lugar nenhum, não é?
Use soro fisiológico nos olhos ou narinas se houver irritação.
Evite banhos muito quentes e demorados e utilize cremes hidratantes. Uma boa dica é passar óleo de amêndoas no corpo todo antes do banho.
Outro cuidado importante é o de lavar os olhos e narinas com soro fisiológico durante o dia, para evitar o ressecamento.
Existem milhares de cremes hidratantes no mercado e todos eles prometem mundos e fundos, mas você sabia que para ser realmente eficaz, ele precisa conter pelo menos um pouquinho de Uréia? Pois é, os hidratantes que não contém esse ingrediente só hidratam a pele superficialmente, sem penetrar nas camadas mais profundas, ou seja, a hidratação dura menos. Uma boa marca é o Nutraplus com 10% de uréia e é vendido nas farmácias.


Frase do dia:
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”
Charles Chaplin