Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

 

Santa Cruz realiza o segundo Mutirão de Oftalmologia

Preocupação é com a qualidade da saúde visual da população
A secretaria da Saúde da Prefeitura de Santa Cruz da Esperança realizou na terça-feira (18) o segundo Mutirão de Oftalmologia. Os exames foram realizados na Unidade do Programa Saúde da Família, na UBS “Orlanda Araújo da Silva” e atendeu 130 pessoas que se inscreveram durante o mês de março no PAS “José Messias de Araújo”. Na opinião da secretária de Saúde, Geovana Biaggi, o programa, que já foi realizado no passado, é de grande importância para a população. “O cuidado com a saúde visual é muito importante em qualquer idade para prevenir ou tratar doença que podem comprometer seriamente os olhos”, disse.
O atendimento foi realizado por uma equipe de oftalmologia de Ribeirão Preto, que levou a Santa Cruz modernos aparelhos para avaliar a acuidade visual dos pacientes e também diagnosticar casos de catarata e glaucoma que, dependendo da avaliação médica, poderão ser encaminhados para cirurgia. “O objetivo do mutirão é realizar exames de acuidade visual e triagem de patologias oculares, otimizando os serviços e fluxos de encaminhamentos para outros níveis de complexidade”, afirma a secretária.
Das 130 pessoas atendidas, metade delas, 65, necessita do uso de óculos. Em um dos casos foi diagnóstico de glaucoma leve. No ano passado, quando da realização do primeiro mutirão, 190 pessoas foram atendidas, totalizando até agora 320 pacientes ou 15,38% de toda a população. “A repetição dos mutirões, anualmente, nos dará informações precisas da saúde visual das pessoas, evitando-se o agravamento de doenças e melhorando a qualidade de vida daqueles que precisam usar óculos”, afirmou a secretária.