Home
Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores
 

Dimar assume duas presidências na região de Ribeirão Preto

Além do Comitê da Bacia do Pardo, também foi aclamado presidente do Consórcio dos Municípios da Mogiana

Em um prazo de apenas uma semana, o prefeito de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, tornou-se presidente de duas importantes entidades com atuação na região de Ribeirão Preto, uma das mais importantes do país. Brito, que já havia ocupado a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo por dois mandatos consecutivos, foi reeleito pela terceira vez para o cargo por aclamação dos prefeitos e representantes de todos os 27 municípios. Três dias depois, também por aclamação, Dimar de Brito tornou-se o primeiro presidente do mais novo consórcio de municípios do interior de São Paulo, o CMM – Consórcio dos Municípios da Mogiana, composto por 34 municípios. “É uma satisfação poder trabalhar para atender às necessidades de cada um dos prefeitos que confiou em meu nome, depositando em mim uma responsabilidade de grande envergadura”, disse.
A escolha de Dimar de Brito para presidir o Consórcio ocorreu simultaneamente à instalação e eleição da primeira diretoria da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que tem como presidente o prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Júnior , e o prefeito de Batatais, José Luís Romagnoli, como vice. A Região Metropolitana de Ribeirão Preto era uma antiga reivindicação de uma das mais prósperas regiões político-econômica do Estado de São Paulo, que foi atendida pelo governador Geraldo Alckmin e aprovada pela Assembleia Legislativa. “Poder iniciar um trabalho conjunto com a Região Administrativa significa que a nossa união poderá trazer benefícios para toda a população, com prosperidade, geração de empregos e investimentos”, afirmou Dimar de Brito.
Prefeito de Santa Cruz da Esperança, o menor município da região de Ribeirão Preto, com apenas 2.080 habitantes e orçamento de R$ 16 milhões, Dimar de Brito irá trabalhar por uma população estimada em 1.460.324 habitantes. De acordo com o presidente Dimar, dentre as prioridades do novo consórcio estará a busca de recursos para solucionar problemas de maneira conjunta, como, por exemplo, a constante capacitação dos gestores públicos municipais por meio da Escola Permanente de Governo que irá funcionar no Consórcio. “É importante capacitarmos os servidores, pois além de promovermos o resgate da autoestima destes também contribui para a economia dos recursos públicos, pois não haverá mais a necessidade de se contratar serviços externos de assessorias, que custam caro e oneram o município”, explica
Outra prioridade é a implantação de Câmaras Técnicas nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Gestão Pública, Segurança Pública, Desenvolvimento local e regional, SICONV – Sistema de Convênios, Assistência Social, além da já citada Escola de Governo.
De acordo com estimativa populacional de 2016 a região de Ribeirão Preto congrega uma população de 2.591.206 habitantes e é a terceira maior do Estado de São Paulo. O seu PIB a preços correntes ultrapassou em 2014 o valor adicional de R$ 76 bilhões.
A diretoria do Consórcio de Municípios da Mogiana - CMM - que terá mandato até 31 de dezembro de 2017 ficou com a seguinte composição: Presidente: Dimar de Brito Prefeito de Santa Cruz da Esperança, Vice-presidente: Gabriel Carvalhares Rosatti, prefeito de Luiz Antônio, Coordenador Geral: Francisco Mançano Júnior, prefeito de Guariba, Presidente do Conselho Fiscal: Alan Francisco Ferracine, prefeito de Dumont, Vice-presidente do Conselho Fiscal: Dilma Cunha da Silva, prefeita de Cássia dos Coqueiros, Primeiro Membro do Conselho Fiscal: Silvio Martins, prefeito de Pradópolis, Segundo Membro do Conselho Fiscal: Marcos Daniel Bonagamba, prefeito de São Simão, Terceiro Membro do Conselho Fiscal: Augusto Frasscetto Neto, prefeito de Serra Azul.