Home

Artigos
Giro Noturno
Contato
Edições Anteriores

 

Cajuru entra na era dos projetos esportivos incentivados

Da redação
Cajuru foi agraciada com uma ótima iniciativa de cunho esportivo e social, na última semana. Entrou em funcionamento o projeto Educa Judô no pólo de Cajuru, lançado no último dia 29 de junho em cerimônia realizada na Casa da Cultura de Cajuru, com a presença de patrocinadores, autoridades e do prefeito João Ruggeri.
O projeto Educa Judô tem como um dos seus idealizadores o professor e atleta cajuruense da modalidade, Luciano Antônio da Silva; e conta com quatro polos distribuídos em três municípios da região: No ginásio da Apae de Cajuru, no Patinódromo em Sertãozinho e dois polos em Ribeirão Preto: na Cava do Bosque e no Centro de Lazer e Esportes Manoel Freitas Câmara, localizado no Jardim Independência. O projeto beneficiará 360 crianças de 6 a 14 anos, sendo 90 em cada polo, durante 12 meses.
Em entrevista ao Jornal de Cajuru, Luciano destacou a importância de um projeto que dê suporte e apoio para os praticantes da modalidade na infância e relembra as dificuldades que superou para se manter treinando ao longo da vida. Além disso, o judoca ressalta os benefícios que a prática esportiva proporciona para os jovens das mais diversas condições sociais: “Ajuda na formação do caráter, promove inclusão social e contribui com o crescimento e o desenvolvimento das crianças”, concluiu Luciano.
Os alunos treinaram as técnicas da modalidade em que o Brasil conta com maior número de medalhas olímpicas em três turmas de 30 alunos, duas vezes por semana. Além das aulas, cada aluno recebe um quimono, uma mochila e a camiseta do projeto.
O programa foi moldado com aporte da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de São Paulo, que direciona a arrecadação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em benefício de projetos de cunho social. Além disso, o projeto conta com o apoio das prefeituras de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Cajuru. Duas empresas cajuruenses participam do financiamento do projeto: A Industria Rei é patrocinadora ao lado da Ourofino e do Grupo Imediato. O Supermecado União apóia o projeto juntamente com as demais empresas: Moreno Fundição, Zinho Alimentos e Passalacqua Indústria. Engevap Engenharia e Equipamentos, Caçola Distribuidora, Terra Incentivos Fiscais.
Feliz com o lançamento do Projeto em Cajuru, o professor Luciano vislumbra novas realizações no futuro. No próximo dia 24 de julho, os alunos do projeto terão a oportunidade de receber um judoca medalhista olímpico para uma palestra. “Estamos bem conversados com o Carlos Honorato (Prata em Sydney 2000), em poucos dias poderemos confirmar”, esclareceu Luciano.
Com mais projetos aprovados na secretaria, acredita que novas empresas vão desejar contribuir com as ações devido ao exemplo do Educa Judô que trará grandes benefícios para a sociedade e uma repercussão positiva para os patrocinadores: “Meu sonho é conseguir mais apoio e estender para mais e mais crianças, no futuro. Espero que com a prática do Judô e os conhecimentos que tenho sirvam para melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, revela o professor.
Serviço
Educa Judô – Núcleo Sertãozinho – Patinódromo
Endereço: Av. Affonso Trigo, 500 – São João
Educa Judô – Núcleo Cajuru – APAE Cajuru
Endereço: Rua Jundiaí, 232 – Jardim Maria Tereza
Educa Judô – Núcleo Ribeirão Preto – Cava do Bosque
Endereço: Rua Camilo de Matos, 627 – Campos Elíseos
Educa Judô – Núcleo Ribeirão Preto – Centro de Lazer e Esportes Manoel Freitas Câmara
Endereço: Rua Primo Furquim, 180 – Jardim Independência